segunda-feira, 30 de julho de 2012

Arbitragem (?)

Prezados Amigos,

      Muitas vezes acabamos comentando assuntos que não deveriam ser tão relevantes, mas que se tornam, devido à quantidade de vezes que eles se apresentam. Hoje, contrariado (e contrariando a tese incial do blog), vou falar de arbitragem. 
     
      No Brasil temos a cultura de achar que o juiz está sempre contra o nosso time. Quem é que nunca reclamou de um lance, ou até mesmo disse que esse ou aquele time somente venceu porque foi ajudado por mala-preta, apito-amigo, e por aí vai.

       Tirando o escândalo do apito de 2005, onde restou comprovado a má-índole do apito, resta evidente que  todos os times perdem e ganham com esses erros. Mas, por quê erram tanto ??? 

        Fluminense X Atlético Mineiro - jogo entre o primeiro e o terceiro, CANDIDATÍSSIMOS ao título desse ano, elenco recheado de craques, jogo truncado, com chances para os dois times, eis que Fred surge na cara do gol, dribla o goleiro com o corpo e toca com a meta vazia para fazer 1 a 0. Depois de todos esses lances, depois da rede balançar, é marcado impedimento. Sejamos claros, alguma coisa aconteceu de errado. Se o bandeira tinha a convicção de que o jogador estava impedido, levante a bandeira e aperte o botão, o juiz recebe a informação e para a jogada no mesmo instante, sem deixar que transcorra tanto tempo.

       Não estou entrando no mérito da questão, mas sim na forma como ela se expõe, no PROCEDIMENTO que é ERRADO. Não existe meio-impedimento se está impedido, levante a bandeira e acabe com a jogada.

          Me parece que aqui os árbitros querem ser mais do que são, querem aparecer mais do que os jogadores, mas isso também é culpa dos jogadores, vi o Luis Fabiano xingar o juiz e o árbitro que fica atrás do gol de tudo quanto é nome somente pelo fato dele ter achado que uma bola era escanteio e não tiro-de-meta como foi marcado. Isso dá margem para que o árbitro venha até as câmeras de TV e se "mostre" ao público, seja enérgico. 

         Temos, sem dúvida, o melhor campeonato nacional do mundo, mas precisamos ajustar, finamente, essas pequenas pendências. Juízes e jogadores têm que melhorar, urgentemente, o relacionamento.

      Quem sabe uma DR não resolve isso !!!!


       Abraços a todos, e vamos curtir os Jogos Olímpicos !!!!

Gustavo


Impedimento ??

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Competições Paralelas

Amigos,

Há cerca de um ano atrás escrevi aqui nesse espaço uma crônica acerca da possibilidade de competições como a Libertadores da América e da Copa do Brasil atrapalharem o Campeonato Brasileiro. Creio que ainda compartilho dessa ideia, mas com algumas ressalvas.

Nesse período procurei analisar como as coisas são em outros países, mais desenvolvidos do que o Brasil no sentido de possuírem campeonatos de pontos corridos há mais tempo, e vi que os times envolvidos não se dividem nas competições, eles jogam as duas competições com o time titular.

O que isso quer dizer ? Nada. Por que nada ? Porque não temos essa condição. Os países são muito menores do que o Brasil, nem Barcelona, nem Real, nem Chelsea, nem Roma, nem Hamburgo têm que viajar muito para enfrentar seus adversários.

Aqui a situação é diferente. No domingo, seu time enfrenta o Bahia em Salvador e na quarta-feira terá que jogar com o La U no Chile. Isso é complicado. Tem, sim, que priorizar uma competição, e infelizmente, poupar seus jogadores desse desgaste.

Outra situação, o campeonato brasileiro começa com as FINAIS da Libertadores e da Copa do Brasil. Os times envolvidos nessas competições estão com a emoção voltada para os jogos que valem muito, e não para os jogos que valerão no cômputo final.

Talvez esteja sendo cético em demasia, mas a realidade é que entre um jogo decisivo e um jogo de pontos corridos, a cabeça dos jogadores estará voltada para o jogo decisivo, ou alguém duvida disso ??

Um abraço a todos.

Gustavo

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Palmeiras - O maior Campeão Brasileiro

Não é muito difícil entender o título do post, o Palmeiras (Palestra para o mais tradicionais) é o maior campeão do Brasil, senão vejamos, são 08 campeonatos brasileiros, 02 copas do Brasil e 1 Copa dos Campeões. 11 títulos.
Todos são importantes, mas acredito que o último é sempre emblemático, principalmente devido à dose extra de emoção e comoção.
Emoção por enfrentar um adversário que foi melhor no primeiro tempo em Barueri (por sinal uma aberração o Palmeiras jogar em Barueri) e que pressionou até levar o gol de empate em Curitiba. Mas façamos um parêntese, apesar da pressão, o Palmeiras esteve perto de marcar em Curitiba.
E o Palmeiras jogou como campeão. Campeão que sempre foi e sempre há de ser, afinal time grande não pode ficar sem título, não pode se apequenar, sempre tem que estar disputando o primeiro lugar.
Parabéns ao Palmeiras, ao elenco (que apesar de limitado é GUERREIRO) e parabéns ao técnico que adora esse sistema de copa, Luiz Felipe Scolari (4 copas do Brasil, uma libertadores e uma Copa do Mundo). Alguém duvida disso ?
Abraço a todos.

Gustavo

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Prezados amigos,

      Há um tempo atrás, dois apaixonados por futebol resolveram escrever um blog onde pudessem comentar apenas FUTEBOL, sem política, sem fatos extra-campo, mas homenageando o esporte mais popular do país. Com isso, criamos o Futebol no Campo.
      Por diversos motivos, extra-campo, nosso planejamento não foi para frente, compromissos profissionais e pessoais acabaram nos atrapalhando e atrasando nossa aventura futebolística na NET.
      Depois de quase um ano, espero hoje retornar às nossas atividades e venho através deste post, solicitar, se possível, que o palmeirense Roberto Mendes, me acompanhe nessa empreitada... E que possamos voltar a comentar sobre Futebol, apenas isso !!!

     Um abraço.

Gustavo