Amigos,
Há cerca de um ano atrás escrevi aqui nesse espaço uma crônica acerca da possibilidade de competições como a Libertadores da América e da Copa do Brasil atrapalharem o Campeonato Brasileiro. Creio que ainda compartilho dessa ideia, mas com algumas ressalvas.
Nesse período procurei analisar como as coisas são em outros países, mais desenvolvidos do que o Brasil no sentido de possuírem campeonatos de pontos corridos há mais tempo, e vi que os times envolvidos não se dividem nas competições, eles jogam as duas competições com o time titular.
O que isso quer dizer ? Nada. Por que nada ? Porque não temos essa condição. Os países são muito menores do que o Brasil, nem Barcelona, nem Real, nem Chelsea, nem Roma, nem Hamburgo têm que viajar muito para enfrentar seus adversários.
Aqui a situação é diferente. No domingo, seu time enfrenta o Bahia em Salvador e na quarta-feira terá que jogar com o La U no Chile. Isso é complicado. Tem, sim, que priorizar uma competição, e infelizmente, poupar seus jogadores desse desgaste.
Outra situação, o campeonato brasileiro começa com as FINAIS da Libertadores e da Copa do Brasil. Os times envolvidos nessas competições estão com a emoção voltada para os jogos que valem muito, e não para os jogos que valerão no cômputo final.
Talvez esteja sendo cético em demasia, mas a realidade é que entre um jogo decisivo e um jogo de pontos corridos, a cabeça dos jogadores estará voltada para o jogo decisivo, ou alguém duvida disso ??
Um abraço a todos.
Gustavo
Nenhum comentário:
Postar um comentário