Muito se tem falado a respeito do futebol paulista ainda não ter colocado nenhum time no G4 do Brasileirão de 2012, como se isso fosse um demérito dos times paulistas. Eu não acredito nisso e coloco a vocês o que realmente acho.
Vamos falar, primeiro sobre o Corinthians e Palmeiras. Bom, o Corinthians tem na minha opinião o melhor time do Brasil. Não falo de elenco nem de craques, mas de time. Porém, não se encontra de ressaca, mas sim, completamente desinteressado no Campeonato. Joga para cumprir tabela, e às vésperas do Mundial, irá utilizar o brasileirão para ganhar ritimo de jogo.
O Palmeiras é um caso à parte. Falei aqui mesmo no blog que o time do Palmeiras merecia todas as honras por ter sido Campeão da Copa do Brasil, pois possuía um time limitado, mas aguerrido e muito bem treinado, por um comandante que conhece como poucos os atalhos de copas "mata-mata". Mas o brasileirão pune forte elencos mal montados, como é o caso. E o Palmeiras necessita, urgentemente, reagir, caso contrário será o primeiro campeão da Copa do Brasil rebaixado no Campeonato Brasileiro, e tenho certeza de que isso irá macular o título conquistado.
O Santos vive às voltas com um elenco recheado de craques, mas imaturo. Vive assombrado com os problemas de venda ou não de seus jogadores, e necessita chegar ao G4 para ir à Libertadores, o que parece, até o momento um pouco distante. O Time alterna partidas memoráveis, como contra o Corinthians, com vexames históricos, como contra o Bahia. Não acredito que chegue à Libertadores.
O São Paulo é o que tem mais chances de chegar à Libertadores, não creio em disputa de título, mas creio que possa brigar pela vaga no torneio sulamericano. Tem um bom time, algumas estrelas, e principalmente, o contestadíssimo Luiz Fabiano, artilheiro, goleador, polêmico mas que mantém nesse time do São Paulo a luz da esperança acesa. Sem ele o time é mediano. Com ele o time cresce e as jogadas aparecem. Só acho que o elenco é limitado, e com alguns problemas de contusões, o time não conseguirá chegar.
Ponte-Preta e Portuguesa jogam para se manter na primeira divisão. Não possuem grandes elencos e têm modestas finanças. Olhando para a tabela, creio que as posições dos dois times não devem se alterar muito, mas correrm sérios riscos de rebaixamento.
A realidade é que os times de outros estados se prepararam melhor para o brasileirão 2012. E isso está fazendo a diferença. Campeonato de pontos corridos é assim que funciona. Times titulares fortes e reservas de luxo, onde cada um têm que estar preparado para entrar em campo a qualquer momento.
Favoritos ao título ? Tenho os meus, mas acho cedo para falar. E isso ficará para um próximo post. Deixarei esse abacaxi para o Roberto Mendes descascar !!!
Abraços a todos.
Gustavo
Nenhum comentário:
Postar um comentário