segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Parabéns VASCO...113 anos! Campeão de terra e mar...




O Clube de Regatas Vasco da Gama, de milhões de torcedores, completou 113 anos, neste domingo 21 de Agosto de 2011.

O Estádio do Vasco da Gama, ficou mais conhecido como São Januário, que é o nome de uma das principais ruas que levam ao Estádio.

O primeiro gol do Vasco em seu Estádio foi marcado pelo jogador Galego. O clube cruz maltino também é conhecido, entre seu torcedores, como o Gigante da Colina, ou popularmente chamado de “ bacalhau” motivado pela criação do seu mascote...um personagem de origem portuguesa de generoso Bigodões...o portuga !

Os refletores de São Januário foram inaugurados em 31 de março de 1928, no duelo entre o Vasco e Wanderers do Uruguai. O ponta-esquerda Santana deu a  vitória ao cruz maltino,com um gol Olímpico. 

Dizem,inclusive,que a expressão “gol olímpico” surgiu aí, já que o Vasco havia ganho dos uruguaios, atuais campeões Olímpicos.

 Pioneirismo é com o Vasco mesmo, sendo ele o primeiro campeão do Estádio Estadual Mario Filho, o eterno Maracanã.

A seleção brasileira jogou, pela primeira vez,em São Januário,em 15 de janeiro de 1939.

Na era do futebol profissional, o Vasco aplicou a maior goleada do RJ, em cima do Canto do Rio. O expresso da vitória sem dó nem piedade balançou 14 vezes as redes do azul e branco de Niterói , derrotado por 14 a 1 !!!

Voltando ao pioneirismo vascaíno, todos os amantes do esporte bretão e historiadores, relembram dos times de negros e mulatos, vencendo um campeonato para o Vasco da Gama. Na época do amadorismo não era permitido, por iniciativa própria dos clubes brasileiros,a inclusão de jogadores negros em suas fileiras. O Vasco, enfrentando resistências quebrou essa escrita montando uma equipe praticamente de descendentes afros.

Percebeu ali, que essas pessoas tinham, não só Inteligência para jogar futebol, mas também, ginga e técnica, ao tratar a pelota. O gesto vascaíno abriu as portas para outras equipes brasileiras. Gesto louvável, diga-se de passagem!

Com orgulho todo vascaíno diz: “Se não fosse o Vasco, Pelé não existiria “

Santista de coração, Pelé, por varias entrevistas, afirma que possui enorme carinho pelo time da cruz de malta. Logo ele, que deixou sua marca do milésimo gol, justamente no time em que é torcedor no RJ. Coisas do destino e do futebol...

Bellini, o capitão de 58 na Suécia, levantou pela primeira vez a Taça Jules Rimet, mostrando ao Mundo a beleza e a Arte do nosso futebol. Bellini e Orlando Peçanha, na seleção e no Vasco, foram titulares absolutos.

Muitos craques passaram pela história gloriosa do Clube de Regatas Vasco da Gama...e não poderíamos esquecer de Roberto Dinamite,  o maior  ídolo vascaíno.

Dinamite fez 644 gols pela equipe profissional do Vasco, em 955 jogos.

O Vasco de Cocada...taças Guanabaras, Cariocas, Libertadores, Mercosul, Ramon de Carranza, Brasileirão...de Barbosa a Brito...Ademir de Menezes a Romario...de Garrincha a Bebeto...sim senhor, Garrincha vestiu a camisa vascaína ...e muitos outros...tantos outros...Parabéns aos vascaínos...Parabéns Vasco por mais um aniversário !!!

 Cassaca...a turma é da Fuzarca..Vasco!Vasco! Vasco !!!


Texto: Roberto Mendes 

Nenhum comentário:

Postar um comentário