sábado, 27 de agosto de 2011

Parabéns Verdão - 97 anos !!!


A cidade de São Paulo tinha pouco mais de 300 mil habitantes. 

Havia uma colônia italiana, cujos membros se reuniam em entidades recreativas ou assistenciais.

O ponto preferido era o atual Clube Espéria, mas em 1914, se chamava  Societá dei Canotieri, onde os italianos praticavam remo e bochas.

O futebol crescia no Brasil,e despertou interesse da colônia italiana.

O Torino, do país da bota, na Europa, encantava com suas vitórias, em solo brasileiro.

O sonho de quatro homens, e de dezenas de outros italianos no Brasil, era ter um clube de futebol. Clube de italianos e brasileiros.

O jornal “FANFULLA”, através de uma carta da colônia, publicou num espaço o  sonhado empreendimento. A repercussão foi imediata!

Luís Cervo preparou a primeira Assembléia Geral de fundação do clube, que a esta altura até nome já tinha : Palestra Itália !!!

Em 19 de Agosto de 1914, o Fanfulla estampava em manchetes a iniciativa em se criar  o novo clube de futebol.

No dia 26 de Agosto de 1914, estava legalmente fundado o Palestra Itália .

Como hoje acontece ainda no Palmeiras, a vida do Palestra sempre foi marcada por conflitos políticos internos.
Palestra 2 x 0 Savóia ( Votorantim-SP) , foi a primeira partida.

Adiantando no tempo, durante a Segunda Guerra Mundial, o Palestra foi obrigado a mudar de nome. Era 1942, em 14 de setembro. A Itália agora era aliada da Alemanha e do Japão, e o Brasil declarou guerra ao Eixo. O Palestra virou Palmeiras, mas isso em nada mudou a pujança do clube.

Pujança esta que desde sua fundação, colecionou dezenas de títulos importantes,

Defendendo suas cores, jogadores consagrados como Serafino, Amílcar, Primo, Xingó, Ministrinho, Loschiavo, Heitor,...os palestrinos, e na Era Palmeiras passariam Oberdan Catanni, Liminha, Jair da Rosa Pinto(o Jajá de Barra Mansa,); Valdemar Fiume, Mazzola (Bi-Campeão em 58/62), Julinho (Depois de Garrincha,o melhor ponta-direita do futebol brasileiro), Vavá, Djalma Santos, Valdir(Joaquim de Morais), Dudu, Ademir da Guia, Leão, Luís Pereira, Leivinha, César Maluco( O segundo maior artilheiro da história alviverde perdendo apenas para Heitor), Edu Bala, Ney, Ademar Pantera, Rinaldo, Tupãzinho, Gildo (Fez um gol contra o Vasco,no Maracanã,em 9 segundos! ).

Há de se destacar Servílio, que em três partidas, no Paulistão, estufou as redes por 15 vezes ! Contra a Portuguesa, Ferroviaria e Juventus assinalou gols que somando chegou aos 15 tentos...um recorde, registrado na FPF. Foram três goleadas seguidas.

Ainda podemos citar Jorge Mendonça, Escurinho, Pires, Zeca, Jorginho, Mocóca.

Nos  anos 80 o Palmeiras teve vida dura, amargando longo jejum de 16 anos sem títulos. 

Nos anos 90 começou um novo tempo. A era Parmalat, um patrocinador forte, o  alviverde voltou a ser imponente, conquistando vários títulos, entre eles o que perseguia a muito tempo, Campeão da Libertadores da América.

Grandes jogadores ergueram as taças: Evair, Edmundo, Mazinho, Zinho, Marcos, Cesar Sampaio, Roberto Carlos, Edilson, Galeano, Euller, Junior, Roque Junior...e muitos outros.

Todos os clubes têm suas glórias, e esta é apenas uma amostra do que o Palestra/Palmeiras representa para o Brasil, e falando nisto, em 65, na inauguração do Mineirão, o time verde honrou a camisa amarela do Brasil, batendo o Uruguai por 3 a 0. Do 1 ao 11, o Palmeiras representou, e bem, a seleção canarinho!

Em sua rica história, aqui fica a homenagem a um dos gigantes do futebol Brasileiro.

Parabéns Palmeiras! Parabéns Verdão..pelos seus 97 anos de glórias !!!

Texto: Roberto Mendes

Nenhum comentário:

Postar um comentário